• Saiba como comprar no comercio atacadista Cianorte
  • Cadastre sua loja

Cianorte TV

30ª Expovest - Primavera/ Verão 2012 2013

Conheça Cianorte

 Cianorte foi fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná – da qual herdou o nome: Cia (Companhia) e norte (de Norte do Paraná) – em 26 de Julho de 1953. A cultura cafeeira impulsionou a dinâmica da cidade até a década de 1970, quando começou a diversificação da agricultura local. Após uma forte geada no mesmo período, que resultou na perda das lavouras, Cianorte iniciou o processo de industrialização, onde ancorou sua economia em torno das indústrias de confecção.

Considerada Capital Nacional do Vestuário, Cianorte é um dos maiores centros atacadistas de moda pronta-entrega do Brasil. A moda é o carro-chefe do setor industrial da cidade, com mais de 600 grifes conhecidas nacionalmente e internacionalmente pela excelente qualidade de produto. O setor gera cerca de 15 mil empregos diretos e aproximadamente 30 mil indiretos em toda a região, sendo que a cada cinco cianortenses, três trabalham nas confecções. Cianorte está entre os dez municípios que mais geram emprego no Paraná e é responsável por 20% de todo jeans comercializado no país, o que representa 12 milhões de peças por mês.

 Anualmente é realizada a Expovest (Exposição do Vestuário), promovida pela Asconveste – Associação das Indústrias de Confecções e do Vestuário, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário, seis Shoppings Atacadistas de Confecções e a Rua da Moda, com o apoio do Poder Público Municipal.

Criada em 1989 por um grupo de 50 empresários do ramo de confecções, a primeira feira aconteceu em 1990, debaixo dos barracões de lonas ao lado do ginásio de esportes da cidade, juntamente com a festa de aniversário do município e hoje é uma das maiores feiras de vestuário da região sul do país. São duas edições anuais: Outono/Inverno e Primavera/Verão, atraindo milhares de pessoas que realizam turismo de compras durante o evento.

A diversificada oferta de oportunidades profissionais geradas pela expansão econômica do município nos últimos anos vem atraindo famílias inteiras de pequenas cidades da região e de outros Estados, movimentando também o setor de habitação. Também é crescente o número de profissionais liberais como advogados, dentistas, médicos de variadas especialidades, professores, designers, arquitetos, contadores, entre tantos outros, que escolheram a cidade para atuar.

Reforçando sua posição de pólo regional, Cianorte passou a abrigar um campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e outro da Unipar (Universidade Paranaense) e a oferecer uma série de opções de entretenimento e lazer – outro setor em franca ascensão na economia local.

Com um moderno Centro Cívico, recentemente retomado com a construção entre outras obras, do Fórum, do Paço Municipal e da nova sede da Associação Comercial e Industrial de Cianorte, a cidade ganhou proporções significativas, e desponta, com suas belíssimas construções, como uma das mais inovadoras da região noroeste do Paraná.

Fonte: Site da Prefeitura de Cianorte